Cardápio Digital: Aprenda a Montar O Seu restaurante

A tecnologia está presente na maioria das áreas das nossas vidas. Seja para conversar, fazer exercícios ou comer, sempre temos uma nova solução tecnológica à disposição. Certamente, os restaurantes se beneficiam dessas novidades — o cardápio digital é um bom exemplo disso.

Além de oferecer vantagens, o cardápio digital coloca o seu restaurante um passo à frente da concorrência. Afinal, ele é moderno e inovador, sendo um diferencial que muitos clientes procuram.

Não sabe como montar um cardápio digital? Pode ser bem mais simples do que você pensa. Continue a leitura deste artigo para conhecer melhor essa tecnologia e saber como ter essa inovação no seu restaurante!

Por que montar um cardápio digital?

Quando falamos de cardápio digital, você pode pensar em um menu online. Entretanto, não é exatamente isso. Não estamos falando das opções de prato que o cliente encontra quando entra em seu site, mas de um novo formato digitalizado, que é utilizado no próprio restaurante.

A ideia do cardápio digital começou há alguns anos, mas ficou muito mais forte por conta da pandemia de Covid. Os mais populares no momento são os menus em QR Code. Com eles, o cliente pode ver os pratos pelo celular, apontando o leitor do aparelho para o código que estará em algum lugar da mesa.

Esse tipo de cardápio traz muitas vantagens para o seu restaurante. Em seguida, confira algumas delas.

Menos contato com os clientes

No momento, todos devemos praticar distanciamento social. Por isso, um restaurante que promove menos contato será bem-visto pelos clientes.

Ter um cardápio digital, dinâmico e interativo, exige que menos garçons fiquem circulando no salão. Assim, todos ficam mais protegidos.

Integração de pedidos

O cardápio digital também pode reduzir o tempo de espera dos clientes. Se ele for atrelado a um sistema digital, os pedidos irão diretamente para a cozinha.

Em resumo, o cliente pode conferir o menu e escolher o que quer com poucos cliques, a qualquer momento, sem a necessidade de chamar alguém. Essas informações são enviadas para o chef e, assim, o prato é feito.

Cardápio original e interativo

Não ter que imprimir o menu traz muitas possibilidades. Desenhos, formas e cores prejudicados pela impressão podem ser utilizados no cardápio digital. Você pode usar fotos, GIFs e até mesmo vídeos dos pratos. É possível ser o quão criativo, sofisticado ou minimalista você quiser.

Além disso, é possível tornar esse cardápio interativo. Links para as redes sociais ou para o site do restaurante — para um blog, por exemplo — aumentam o engajamento e enriquecem a experiência do seu cliente. Ele também permite alterações com mais facilidade, já que não precisa ser reimpresso.

Uma das maiores vantagens, no entanto, é como isso posiciona o seu restaurante no mercado. Fazer esse investimento é uma forma de mostrar que o seu negócio pensa à frente. Sem dúvida, ter uma marca relacionada à modernidade e tecnologia é um benefício nos dias de hoje.

Como montar um cardápio digital para o seu restaurante?

Montar um cardápio digital pode parecer difícil, principalmente para quem não tem grandes habilidades com design, criação ou tecnologia.

Mas, na verdade, existem muitas ferramentas onde você pode criar um cardápio virtual. Algumas são 100% gratuitas. Outras têm funcionalidades limitadas, mas que podem ser suficientes para a sua necessidade.

Confira abaixo um passo a passo para criar um cardápio digital eficiente para o seu restaurante.

Procure referências

Como dissemos antes, existem muitas ferramentas para cardápios digitais disponíveis na internet.

Você pode conferir quais foram os modelos feitos nelas para ter ideias para o seu. Também é recomendável olhar como funciona nos seus concorrentes.

Isso é, no entanto, só uma referência. O cardápio do seu restaurante deve ser único, passando uma mensagem que tenha a ver com o seu negócio.

Escolha bem as imagens

Se você decidir usar fotos no cardápio digital, é preciso prestar atenção na qualidade delas. Caso os clientes não entendam do que o prato é feito pela imagem, ela não vai ter muita utilidade.

O tiro ainda pode sair pela culatra, fazendo o consumidor perder o apetite por conta de uma foto mal tirada ou com cores distorcidas.

Nesse sentido, preze por fotos tiradas à luz do dia. Também procure ter opções por mais de um ângulo; assim, você pode optar pela melhor depois.

E prefira sempre imagens com alta qualidade para o cardápio, desde que não sejam muito pesadas, para não complicar o carregamento por redes 3G ou 4G.

Aposte em uma ferramenta

Com o estilo e as fotos do cardápio escolhidos, é hora de decidir qual ferramenta usar. São muitas as que estão disponíveis na internet hoje em dia. Abaixo, vamos falar de algumas delas para você começar as suas pesquisas.

Digital Menu

Digital Menu é uma ferramenta muito conhecida. Com carregamento rápido e gerenciamento eficiente, ele é utilizado por diversas empresas. Os seus planos começam em R$ 100 por mês.

Oi Menu

Oi Menu é uma das opções empenhadas em diminuir o contato com os clientes no salão. Além dos pedidos, os consumidores podem fazer os pagamentos pelo sistema. Ele ainda promete um bom retorno sobre investimento, com 40% de aumento nas vendas.

Kyte

Kyte é um aplicativo que permite a criação e utilização de um cardápio digital. Você pode fazer todo o processo pelo celular.

A versão PRO custa apenas R$ 19,99 por mês, mas eles também oferecem uma alternativa gratuita, ideal para quem está começando.

Canva

Canva não é exatamente um site para criar cardápios. Ele é, na verdade, um editor de imagens.

No entanto, muitos donos de restaurante o utilizam para criar os seus menus, sejam impressos ou digitais, por conta dos diversos modelos e templates à disposição.

E o melhor é que muitos desses modelos são gratuitos. Por isso, é a ferramenta ideal para criar um cardápio com a cara do seu restaurante. Modificá-lo é simples, já que o Canva é bastante intuitivo.

Mantenha o seu cardápio atualizado

O cardápio digital também tem o benefício de poder ser atualizado com frequência.

Como não precisa ser impresso, mudanças podem ser feitas sem qualquer custo. Por isso, não hesite em fazer alterações, divulgar promoções e outros atrativos no menu.

Atualmente, a tecnologia nos permite criar um cardápio digital de forma prática. Em pouco tempo, você pode aprender a otimizá-lo e colher os benefícios para o seu restaurante.

Quer ter acesso a mais conteúdos educativos como este? Então, acompanhe a Metta Vendas  nas redes sociais e fique sempre atualizado: FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

Fonte e Texto: MegaG

Food Service
Anterior
6 Tendências Para o Setor de Food Service em 2021
Próximo
O que é Dark Kitchen?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu